Por Filipa Garcia

CEO at Garcias, the Wine and Spirits Leader Distributor in Portugal.

De todas as palavras sobre as quais já escrevi a palavra Resiliência é a que mais descreve os últimos anos da minha vida. O significado mais fácil desta palavra pode resumir-se como a “capacidade de reagir a um trauma ou dificuldade, sem perda do equilíbrio emocional”, mas, de fácil, isto não tem nada.

Esta capacidade de superar adversidades, de reagir a situações de crise e de lidar positivamente com todo este envolvimento é muito difícil de conseguir, se é que é sequer alcançável em pleno. Eu penso que não é, pois a força interior que temos dentro de nós é emocional e não racional. Não consigo ter explicação para o controlo das lágrimas quando temos uma conversa difícil, para a força que nos faz levantar de manhã com dores físicas e emocionais terríveis, mas que superamos porque TEMOS DE SUPERAR. A força e racionalidade para tomar decisões muito difíceis, e, quando fechamos a porta do gabinete desabarmos durante cinco minutos. Só cinco minutos, porque depois, temos de ir ao espelho lavar a cara e abrir novamente a porta. Esta resiliência não se ensina, nasce connosco e treinamo-la ao longo da vida, com as adversidades que vamos enfrentando.

Relembro um artigo que li há pouco tempo e que resumia 9 características das pessoas altamente resilientes:

  1. Têm grande capacidade de adaptação;
  2. Esperam que as coisas terminem sempre bem e são muito positivas;
  3. Criam emoções positivas em épocas de crise;
  4. Aprendem continuamente com a experiência de vida;
  5. Sabem defender-se;
  6. Têm uma autoestima sólida;
  7. Têm amizades e relacionamentos saudáveis;
  8. São criativas e intuitivas;
  9. Melhoram a cada ano que passa as suas capacidades;

Conhecem alguém assim? Se sim, inspirem-se nesta pessoa e tentem incorporar este espírito forte e ganhador. Se não, tentem iniciar o vosso trabalho interno para mudarem a vossa forma de estar, relacionar, trabalhar e sonhar, se assim entenderem que a resiliência e o espírito positivo possam ajudar.

Abrir chat
Olá,
no que podemos ajudar?