A Gamificação é o conceito que define a utilização das dinâmicas e mecânicas dos jogos em contexto organizacional. E porque é isto tão interessante?
Porque os videojogos conseguem, por exemplo, fazer com que os jogadores trabalhem em equipa, sem sequer se conhecerem, para alcançarem determinado nível, focando-os na concretização dos objectivos, sem sequer darem pelo tempo passar e viciá-los ao ponto de não desistirem. Imaginem agora, o potencial da utilização destas dinâmicas nas organizações para motivar e envolver os colaboradores.
No contexto organizacional em que vivemos, onde a mudança é constante e a partilha de conhecimento essencial, a Gamificação é uma arma poderosa para alavancar a cooperação interna, potenciando uma cultura de confiança, colaboração e aprendizagem de grupo.
Com a Gamificação, o sentimento de pertença acentua-se, porque cada colaborador se sente envolvido com a sua equipa e comprometido com os objetivos a alcançar (ganhar o jogo), aumentando a sua disponibilidade para contribuir com todo o seu conhecimento e competência.
A própria estrutura organizacional tem a ganhar, uma vez que, este tipo de dinâmica, gera uma melhoria das interações e comunicação entre os elementos da organização.
A Gamificação deverá ser uma ferramenta a equacionar pelas empresas que pretendem trabalhar a gestão do conhecimento, numa fase em que reter talento nem sempre é possível, esta ferramenta poderá ajudar a reter conhecimento na organização e em simultâneo aumentar o envolvimento e motivação dos colaboradores.
A Excelformação, agradece esta reflexão da Marta Sampaio, HR Manager da Mapei
Abrir chat
Olá,
no que podemos ajudar?