“Os clientes estão agora com tantas prioridades, que não me dão muito tempo para reunir”

Quantas vezes sentimos isso nos dias de hoje?

O que dizer ou escrever nos 30 segundos de atenção que nos vão dar?

A Excelformação tem vindo a trabalhar com base em 10 princípios de influência, para melhor estruturar as mensagens comerciais, de forma simples, directa e focada na ação.

Um desses princípios é a aversão à perda, que consiste na reação emocional ao sentirmos que podemos perder algo. Sabe-se que a aversão à perda, é duas vezes mais intensa do que a alegria de conquistar algo. O nosso senso comum sabe disso, quando por exemplo nas nossas vidas, na iminência da perda, seja ela de pessoas ou coisas, valorizamo-las de uma forma muito mais vincada.

Em termos comercias, é o que faz por exemplo a plataforma Booking.com, de reserva de alojamentos, quando permanentemente destaca o pouco número de quartos disponíveis, ou ainda, quando informa o número de pessoas que estão a ver determinada oferta.

Os principais cuidados a ter na aplicação deste principio da aversão à perda, passam pela veracidade e credibilidade. Ou seja, o que se diz, deve ser sempre verdadeiro. Caso não o seja e num mercado tão aberto, a falta da veracidade será sempre “apanhada”. A credibilidade deriva da relação e imagem de quem vende. Dando um exemplo clássico da área automóvel, uma coisa é uma marca de automóveis fazer um “last minute” no seu site global, outra bem diferente é um stand de estrada de carros usados, anunciar a “última unidade”. Podem ser as duas verdadeiras, mas tendemos a acreditar mais na primeira, do que na segunda.

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