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Há 2 anos, precisei de ajuda especializada e dirigi-me ao ginásio local.
Reunião agendada com uma PT: simpática, diligente, 25 anos. Aqui, começam as desconfianças…”será que percebe disto?…tão novinha…”
A conversa inicial foi para me conhecer: o que pretende atingir, porquê, histórico de frequência de ginásio, atividades desportivas, etc.
Serviu ainda (percebi isso mais tarde) para perceber a minha forma de encarar os desafios.
Boas perguntas, capacidade de ouvir e, surpresa, no final fez um resumo.
Com este passo, a minha PT criou laços, algo fundamental para uma relação entre quem treina e quem é treinado.
O 2º passo passou por uma ida ao ginásio: “vamos ver se o Maurício faz aquilo que disse saber fazer e como faz”. Observou, desafiou um pouco; seguramente para perceber a reação à mudança.
De seguida, enquanto efetuei um treino ligeiro (afinal de contas, não era novo para mim…), elaborou um Plano: objetivos, métodos e datas.
Os treinos foram-se sucedendo e, com eles, o real valor de ter uma especialista a trabalhar comigo:
- Explicação dos percursos:
- O que vai acontecer é isto…
- Que dúvidas tem?
- Demonstração de alguns exercícios:
- Observar, copiar, avaliar
- Explicar e ver fazer:
- Perceber a capacidade inata de o trainee executar algo novo com o know-how que já tinha
- Correção:
- Após algumas repetições
- Perceber o padrão
- Deixar errar
- Identificar a capacidade do trainee efetuar uma auto-análise
- Motivação
- Quando corre bem
- Parabenização
- High 5
- Quando não corre bem
- O que não correu bem
- Porque não correu bem
- Repetimos?
- Quando corre bem
- Após algumas repetições
Com o passar do tempo, “apareceu” uma PT 2.0.
À medida que eu ia ficando mais preparado e conhecedor (dos percursos, da forma correta de realizar os diferentes exercícios), foi-me desafiando, tendo em conta, quer os meus objetivos, quer a minha forma de os encarar:
- Estimulando a chegar mais longe:
- Mais tempo, mais repetições, mais carga
- Propondo mudanças súbitas:
- Perceber a capacidade de reação
- Explicando exercícios desafiantes, sem demonstrar:
- Quem está motivado para atingir, pensa como resolver
- Quem não está…arranja desculpas
Nesta nova fase, a mudança de estímulos (trabalhar o mesmo grupo muscular com o recurso a outras técnicas ou aparelhos) foi enorme e proporcionou um upgrade claro de performance.
Na vida comercial, um Líder de uma Equipa, tem muito a aprender com a minha PT:
- Estabelecer laços é crucial:
- Trabalhamos melhor estando rodeados por pessoas “boas”
- Ouvimos com mais atenção quem se liga a nós
- Identificar objetivos:
- O que queres aprender/melhorar
- Porque queres aprender/melhorar
- Perceber o histórico:
- Como fizeste até aqui
- Ver fazer:
- Perceber rotinas, hábitos, padrões
- Identificar pontos fortes e áreas de melhoria
- Desafiar a fazer:
- Dizer e…ver como “se desenrasca”
- Perceber se tem atitude: quer ou evita
- Criar estabilidade:
- Garantir que sabe fazer o que tem para fazer
- Garantir que faz sempre e bem o que tem para fazer
- Desafiar a crescer:
- Tendo em conta objetivos e perfil comportamental, criar metas mais ambiciosas
- Alterar os estímulos de forma a promover verdadeiros crescimento
- Surpreender:
- De vez em quando…mudar tudo
Aprendemos mais quando queremos. E que, em boa verdade acabamos por não ser nós a mudar os outros: a mudança acontece internamente.
Mas, também acredito que há pessoas com a capacidade de nos mostrar que há benefícios em fazer diferente. A essa capacidade, essas pessoas juntam a experiência baseada na adoção de processos, no conhecimento, na observação, na geração de hábitos, no estímulo e na arte de desafiar.
E que arte….