Tive um Tio Avô, que mesmo velhinho e cheio de reumático, revelou-se sempre a pessoa mais jovem que eu conheci. Era o meu “Ti Jaime”. Eu era bem pequeno e naquela altura, finais dos anos 70, os meus pais lá iam uma vez por mês “à terra” pela esburacada estrada nacional 8 que liga Lisboa a Torres Vedras. O que é hoje uma viagem de 20 minutos pela A8, naquele tempo seria coisa para duas horas, com piquenique incluído.

Eu vivia aquelas viagens com enorme entusiasmo, sobretudo pelo obrigatório “pit-stop” no Ti Jaime, onde os meus pais contavam as novidades da capital e eu sabia que a diversão era certa. Ele sempre fazia a mesma coreografia quando o meu pai estacionava o carro junto à enorme árvore que havia em frente à sua casa. Para provar a boa forma, dava uns atarracados e divertidos saltinhos, que os seus 80 anos ainda permitiam. O resto, era um repasto de brincadeiras e aventuras que deliciavam o pequeno Luis, onde pelo meio entrava uma impressionante capacidade de transmissão de sabedoria e partilha de histórias.

A mensagem para mim era clara, não importa a idade que tens. Importa quem és e que vontade trazes dentro de ti.

Hoje, dia 25 de Janeiro de 2021, é a primeira 2ªfeira de Joe Biden Presidente, um homem de 78 anos que terá 82 quando este mandato terminar. Muito velho, alguns dirão. Mas acredito que mais vale ser um jovem de 80 anos, do que um velho de 40 (e se os há). Ideal mesmo é a mistura de idades no seio de uma equipa, como o exemplo da sua Vice-Presidente, Kamala Harris, que com idade para ser sua filha, partilhará responsabilidades na governação dos Estados Unidos da América.

Vem isto a propósito do que vou observando nas mais diversas equipas de vendas com quem trabalho. Tendencialmente, as melhores que vou encontrando, são sem dúvida aquelas que conseguem o justo equilíbrio geracional, onde se funde o conhecimento, a cultura, as visões, mas também a inovação, a energia e o arrojo. É fundamental a presença de profissionais da “velha guarda” em qualquer equipa de vendas, mas também é importante ter os mais jovens lá presentes no necessário mix de sucesso.

Novos e velhos, juntos. É esta sinergia que garante que um dia mais tarde, recordemos determinada equipa de vendas, como algo único. Tal como eu recordo aqueles momentos singulares com o meu querido Ti Jaime.

Que saudades tenho.

Luis Marinho

Abrir chat
Olá,
no que podemos ajudar?