O mais importante primeiro, é importante para ser mais produtivo

Escrever um livro, avançar nos detalhes de um novo projecto, começar a ir ao ginásio, ler aquele relatório importante, etc. Que têm estas tarefas, aparentemente tão diferentes, em comum? Ficam para depois; logo à noite ou no fim-de-semana. E depois não acontecem, adia-se. E uma pessoa fica frustrada. O que fazer?

Começar pelo mais importante, logo pela manhã. Fazer do que é importante as primeiras coisas da manhã. Reorganizar a agenda para utilizar bem a energia de um dia que começa. Para uns o dia pode começar bem cedo, para outros pode ser mais tarde, mas o que é vital é que o mais importante sejam as primeiras tarefas da manhã, defende Laura Vanderkam na obra What the Most Successful People Do Before Breakfast’.

O truque para ser bem-sucedido nas rotinas profissionais e sociais, acrescenta Laura Vanderkam, é fazer primeiro, logo a seguir a levantarmo-nos, o que queremos mesmo fazer. Como faziam, por exemplo, Proust, Mozart, Hemingway ou mesmo Churchill, que levantando-se mais tarde, começava o dia pelo mais importante.

O problema é que as manhãs, as primeiras actividades do dia, para muita boa gente correm em piloto automático. Dormir até o mais tarde possível, sair da cama, tomar o pequeno-almoço, levar os miúdos à escola, ir para o escritório, despachar emails, fazer uns telefonemas, mais uns SMS… Cuidado, as primeiras horas da manhã são as de maior energia e concentração. São 3 a 4 horas, ou mais, que passam num instante; e muitas vezes sem produtividade… fica-se apenas cansado.

As entrevistas sobre este tema feitas a gestores de topo confirmam a relevância das primeiras horas de trabalho, refere a obra de Vanderkam: 18 em 20 dos entrevistados confirmaram que as primeiras horas a seguir a acordar são as mais produtivas, a altura em que concentram o trabalho mais importante. Trata-se de uma rotina, referem os entrevistados, que obriga a planear e a preparar; seja no domingo à noite a ver a agenda da semana seguinte, seja no final do dia de trabalho a rever o que fazer e por onde começar no dia seguinte.

Abrir chat
Olá,
no que podemos ajudar?