Se ficar isolado dentro de casa já é um desafio, imagine então ficar sozinho no espaço! O astronauta Scott Kelly que o diga. Ele passou um ano sozinho na estação da Agência Espacial Americana, a NASA. Num artigo recente, publicado no The New York Times, falou sobre a experiência: “Não foi fácil. Quando eu ia dormir, estava no trabalho. Quando acordava, continuava no trabalho. Voar no espaço, é provavelmente o único emprego do qual você não pode se demitir”, escreveu.

Mas, apesar das dificuldades, o astronauta disse que aprendeu muito sobre isolamento durante este período. Partilhamos duas delas:

Ter sempre uma agenda e por escrito:

“Na estação espacial, eu tinha horários rigorosos, desde o momento de acordar até voltar a dormir. Às vezes, a agenda envolvia saídas ao espaço que podiam durar até oito horas; noutros momentos, era uma tarefa de cinco minutos, como verificar as flores experimentais que eu estava cultivando no espaço. Descobrirá que manter um plano vai ajudá-lo a ajustar-se a um ambiente de trabalho e a uma vida caseira diferente, e o mesmo vale para sua família. Quando voltei para a Terra, senti falta da estrutura que esses horários rigorosos ofereciam, e encontrei dificuldade em viver sem isso”.

Não force o ritmo:

“Quando trabalhamos e vivemos no mesmo lugar por dias a fio, existe a possibilidade do trabalho tomar todo o espaço, mas só se o deixarmos. No período em que vivi na estação espacial, deliberadamente procurei manter um ritmo pausado, porque sabia que passaria muito tempo lá – exatamente a situação em que voltaremos a passar neste novo momento de confinamento. Reserve tempo para atividades divertidas e não se esqueça de incluir na sua agenda um horário regular para dormir. Os cientistas da Nasa estudam de perto o sono dos astronautas, quando eles estão no espaço, e descobriram que a quantidade de sono tem relação com a cognição, humor e o relacionamento interpessoal – coisas essenciais para chegar bem ao final de uma missão espacial ou de um período de quarentena em casa”.

Força.

Abrir chat
Olá,
no que podemos ajudar?