Por Pedro Midões, Diretor financeiro e administrativo na Novagril

Vivemos numa sociedade de informação e de estímulos constantes, onde a velocidade é cada vez mais relevante. Talvez por isso, sejamos diariamente interrompidos por diversas e variadas formas (telefonemas, mensagens, mails, noticias, reuniões, etc), onde o foco ou a falta dele, pode ser determinante na persecução dos nossos objetivos e consequentemente das organizações.

Acredito que existem muitas variáveis, ferramentas e combinações possíveis para que no final possamos desfrutar do caminho do sucesso. No entanto, considero que os dashboards ou painéis de bordo são um dos bons meios para alcançá-lo. E porquê?

Porque os dashboards, ou painéis de bordo como o nome indica, são dados transformados em métricas e indicadores de desempenho construídos de forma agregada num único painel, permitindo de forma fácil e interativa a monitorização dos resultados.

A sua representação através de valores, gráficos, manómetros ou semáforos, permite uma rápida e eficaz assimilação e interpretação dos dados em tempo real, visualizando onde se está e o que é pretendido.

A facilidade de leitura e interpretação de dados relacionado com o grafismo e cores implementadas, cria estímulos positivos na mente, o que faz com que de forma inconsciente esses dados passem a ser vistos de forma recorrente. Criam-se assim novos hábitos, programações no subconsciente dos colaboradores orientada para os objetivos, deixando para trás tarefas e comparações pouco relevantes no dia a dia.

Para além disso, a monitorização dos dados eleva a capacidade da responsabilização de cada colaborador poder decidir como ajustar, criar ou reinventar os seus comportamentos e atitudes no dia a dia e na sua forma de trabalho. Na capacidade positiva de influenciar os seus resultados e das organizações a que pertencem. Onde cada um se insere no objetivo do todo.

Foi com base no reconhecimento destas mais valias que o Grupo Novagril nos últimos anos tem trabalhado, direcionando o seu ERP para versões web com um formato mais user friendly para alguns dos nossos utilizadores, criando dashboards e painéis de bordo adaptados para cada uma das áreas da empresa.  O caminho continuará a ser por esta via da simplificação e agregação de informação em dashboards. Os resultados começam a ser visíveis com as pessoas a reconhecerem a facilidade e eficácia dos mesmos, a terem uma consciência dos resultados alcançados até à data, a adotarem uma linguagem orientada para os objetivos e para uma busca do que podem melhorar, bem como a interagirem e proporem a otimização de processos.

Numa altura em que cada vez mais temas como a produtividade, a orientação e foco no serviço ao cliente e nos resultados ganham ainda mais relevo no nosso tecido empresarial, os dashboards podem ser um meio dinamizador e impulsionador dentro das nossas organizações.

Abrir chat
Olá,
no que podemos ajudar?