Porque um livro pode mudar a sua vida, a Excelformação partilha a leitura de Novembro, em forte parceria com a Business Retreats.
Recomendados o livro, Grandes Expectativas de Rodrigo Leitão
Os placebos são relativamente simples de compreender – um comprimido de açúcar, consumido por um doente adequadamente otimista, poderá fornecer um efeito semelhante ao remédio, aliviando as dores de cabeça.
Sobre as marcas, há que registar estes 5 pontos:
1- O efeito placebo é real, não implica o uso de medicamentos e trás efeitos psicológicos e fisiológicos (Rodrigo explica bem, como é que pessoas reagiram a Café Placebo e Álcool Placebo) – assim, os produtos poderão actuar como placebo.
2- As marcas poderão ter compreendido este efeito placebo bem antes das pessoas se aperceberem. A história do Popeye e os espinafres tem muita ciência por detrás: Após os famosos desenhos animados do Popeye a comer espinafres, o consumo destes legumes cresceu em todo o mundo e a produção de espinafres nos EUA teve o seu boom. Comer espinafres começou a criar uma expectativa nas crianças – de repente sentiram-se fortes.
3- As pessoas tendem a confirmar as suas crenças e expectativas no seu comportamento de consumo (Red-bull, Coca-Cola e Sumol são exemplos), são as expectativas que fazemos em relação a um produto que acabam por determinar a razão da sua compra.
4- Hoje o consumo é conceptual e há uma relação entre o consumidor e a marca. O cliente revê-se nela. No entanto, entre as nossas expectativas e as propriedades reais do produto poderá haver um enorme desfasamento… esse é o desafio explorado no livro.
5- O “detalhe” não é o produto, mas as expectativas que criamos em relação a ele.