Sam Walton, o homem que começou do zero e construiu um império.

Este livro é sobre Sam Walton e sobre a sua empresa Walmart, a maior retalhista do mundo e a que emprega mais pessoas nos USA, sendo uma biografia e um guião de negócios do homem que personifica o espírito empreendedor americano.

Começou a ajudar a mãe, que teve a ideia de começar um pequeno negócio de leite, tratando das vacas e entregando o leite. Vendeu coelhos, jornais e vários outros ofícios para poupar o máximo de dinheiro que conseguia.

Sam cresceu durante o período da Grande Recessão, o que lhe fez dar valor ao dinheiro.

Começou a ler livros sobre retalho e como estes funcionavam, e de acordo com o que reportou no livro, era uma pessoa com paixão pela competição e que não se inibia em copiar uma ideia, caso gostasse dela.

Após alguns anos a trabalhar em retalho para outros franchisees (tal como Ben Franklin) decidiu abrir a sua primeira loja numa pequena cidade (a primeira Walmart) usando o revolucionário método dos descontos.

As 10 grandes reflexões que Sam Walton nos provoca, são:

  1. COMPROMETER com o seu negócio: “penso que ultrapassei todas as adversidades ao longo de todos estes anos porque eu amava o que fazia e acreditava que a Walmart podia melhorar a qualidade de vida das pessoas”.
  2. PARTILHAR os lucros com os seus associados, e tratá-los como parceiros. Em troca, eles vão tratá-lo como um parceiro e, juntos, vão ter um desempenho acima das suas expectativas. Encoraje os seus associados a ter parte da empresa.
  3. MOTIVAR os parceiros. Dinheiro e encargos não são suficientes. Defina objetivos ambiciosos, estimule a competição e mantenha todos expectantes, sobre o que vai acontecer. Não seja previsível.
  4. COMUNIQUE tudo o que sabe com os seus parceiros. Quanto mais eles souberem, melhor vão perceber. Quanto mais eles percebem, mais vão querer saber.
  5. APRECIAR tudo o que os seus associados fazem pelo negócio. Não basta dar um cheque e ações, às vezes tudo o que precisam, é ouvir palavras de gratidão. Seja humano.
  6. CELEBRE os sucessos. Descubra algum humor na falha. Não se leve a si mesmo de forma tão séria.
  7. OIÇA todas as pessoas da sua empresa. E descubra maneiras de eles poderem serem ouvidos. A linha da frente – aqueles que falam com o cliente – são aqueles que sabem o que se passa lá fora. É melhor que saiba o que eles sabem.
  8. EXCEDA as expectativas dos clientes. Se o fizer, eles vão voltar vezes sem conta. De-lhes o que eles querem e um bocadinho a mais. Deixe que eles saibam que os aprecia.
  9. CONTROLE as suas despesas melhor que a concorrência. Esta é uma das melhores vantagens competitivas. Pode fazer muitos erros e mesmo assim recuperar se tiver uma operação eficiente.
  10. NADE contra a corrente. Vá pelo outro caminho, o menos usual. É lá que vai tornar-se diferente dos outros. Mas prepare-se para todos lhe dizerem que está a ir mal e dizer para ir pelo caminho dos outros. Confie na sua decisão.

Um excelente livro. Curiosamente, a Walmart é cliente da Excelformação

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