Em que medida, os sapatos do Primeiro-Ministro, são uma oportunidade comercial e de marketing?
Uma cimeira em Haia, um Primeiro-Ministro com sapatos muito diferentes dos seus congéneres e um “corrupio” na rede social facebook, com milhares de pessoas a elogiar e outras tantas a criticar.
A Corticeira Amorim é cliente da Excelformação e sobretudo por isso, estivemos atentos ao que se passou.
É simples de explicar, o Primeiro-Ministro, numa lógica de promoção dos produtos portugueses, decidiu levar os sapatos feitos de cortiça. Em Haia, por momentos, o acessório sobrepôs-se ao essencial e as redes sociais aqueceram em larga escala. Pelo efeito das redes, alguns orgãos de comunicação social, amplificaram o assunto, e claro, a conhecida empresa portuguesa, “surfou” (e bem) a inesperada onda.
Qual a conclusão? Todas as organizações, neste caso em matéria de marketing e estratégia comercial, devem ter tudo muito bem planeado. Mas há coisas na vida das pessoas e das empresas, que acontecem de forma inesperada, porque simplesmente se está atento e porque se age no momento e na forma certa.
Duas coisas sabemos:
1º A Corticeira Amorim teve uma das suas campanhas de publicidade mais baratas da história;
2º O Primeiro-Ministro de Portugal, era o que tinha o calçado mais confortável daquela reunião
Nota: Na imagem deste artigo, a publicação da Corticeira Amorim, na rede social Linkedin, fazendo a partilha do Jornal Observador.