Como tornar a formação à distância mais apelativa, com maior retenção de conhecimento e adequada à disponibilidade dos participantes? A gamificação tem surgido como uma resposta a estas questões, na otimização da formação seja como alternativa ou como complemento a outros métodos.

Considera-se gamificação a utilização de elementos de jogo (personificação, regras, objetivos, desafios, feedback, recompensas …) e/ou técnicas de design de jogos, em contextos diferentes dos usuais e com bastante potencial em áreas de formação e educação. Este conceito tem sido estudado e testado ao longo dos últimos anos com uma taxa de sucesso elevada, evidenciando os seus ganhos em termos de motivação, envolvimento e retenção de conhecimento.

Para uma utilização bem sucedida é necessário que numa primeira fase se conheçam bem todas as funcionalidades dos elementos de jogo para que, quando combinados, alcancem os resultados pretendidos. Não é necessária a utilização simultânea de todos os elementos, estes devem ser utilizados apenas na medida adequada.

Para além dos elementos de jogo é também possível criar avatares com personificação do alter ego imaginário do próprio utilizador, intensificando o processo de empenho e de motivação.

Vantagens da formação gamificada:

  • Utilização possível e recomendada em qualquer faixa etária e género;
  • Fácil adaptação a diferentes contextos e temáticas;
  • Compatibilidade com aprendizagem à distância;
  • Redução do custo de formação individual;
  • Aumento da retenção de conhecimentos;
  • Incremento da motivação e envolvimento;

Tal como referido anteriormente o potencial da gamificação na formação é grande e assegura não só um maior envolvimento na experiência, como resultados positivos a nível da aprendizagem. Mas não se trata apenas de incorporar mecanismos inovadores para garantir os melhores resultados possíveis, o cérebro humano é extremamente complexo e suscetível de otimizar o seu potencial através de inúmeras outras estratégias.

Na Mindflow e tal como o nosso parceiro Excelformação pode confirmar, para além da gamificação em si, utilizamos mecanismos de formação no formato de mobile Learning com fundamentação científica em psicologia e neurociências.

A utilização deste formato permite que os formandos tenham liberdade de ação aumentando a motivação, ao contrário dos tradicionais sistemas digitais de aprendizagem, como o e-learning, que condicionam essa liberdade. A adoção deste formato é fundamental e perfeitamente indicada para profissionais que, pela sua atividade laboral, não disponham de muito tempo para estudar os conteúdos da formação e/ou não estejam habitualmente sentados ao computador, uma vez que, não é requerido acesso imediato a internet e a aprendizagem é obtida através do Smartphone de cada um.

A utilização da Mindflow Academy, a plataforma inovadora da Mindflow, permite que:

  • O conhecimento possa vir a ser adquirido através do jogo não sendo necessário uma aprendizagem antes da utilização da aplicação;
  • Possa ser utilizada como complemento a um método tradicional;
  • Possa ainda ser utilizada como mecanismo de consolidação de conhecimentos.

O método mais utilizado é o que foi mencionado inicialmente onde não é necessário um estudo prévio dos conteúdos, este fator acontece pela utilização de mecanismos de aprendizagem estratégicos dos quais destaco:

  • O construtivismo através do qual os conteúdos são estruturados em níveis progressivos de questões;
  • A utilização de Adaptative Learning que permite uma adaptação constante da dificuldade ao conhecimento efetivo dos conteúdos;
  • A utilização do Testing Effect (Psicologia cognitiva) que garante a retenção da informação a longo prazo;
  • O feedback imediato, permitindo aos formandos ter a noção dos erros que foram ou não cometidos;
  • A possibilidade de responder posteriormente à mesma questão (Tentativa-erro e Psicologia Humanista) que garante uma aprendizagem mais eficaz dos conteúdos e a efetiva aprendizagem dos conteúdos;
  • Utilização de estratégias como prémios de reconhecimento e medalhas para promover a competição entre os jogadores, o engajamento e, por conseguinte, a motivação na aprendizagem;

Para além destas características particulares da aplicação, a Mindflow Academy dispõe de um BackOffice que permite a elaboração de relatórios de desempenho e disponibiliza aos formadores o acesso, a tempo real, aos resultados obtidos pelos formandos, como por exemplo, o tempo de utilização do jogo, a pontuação em cada nível e às conquistas atingidas. Os conteúdos a serem inseridos na plataforma são elegidos e formulados pelos formadores que posteriormente os podem disponibilizar na plataforma de forma simples e rápida. Para além da gestão e controlo da formação em si, o BackOffice permite ainda a adaptação da identidade visual da empresa, intensificando a experiência da sua utilização.

Podemos então concluir, que a utilização da plataforma, com todas as suas funcionalidades, permite uma redução do tempo de formação tradicional em cerca de 20%, uma garantia de retenção de conhecimento acima dos 80% e uma redução dos custos, em comparação com a formação tradicional, associado à grande abrangência de indivíduos que a plataforma permite (> 1000 formandos).

Abrir chat
Olá,
no que podemos ajudar?