Por Silvia Franco Henriques
Hoje é o teu primeiro dia como Chef Executivo num restaurante gourmet. Tens um menu variado, ingredientes de alta qualidade e uma equipa de Chefs talentosos.
Nem estás a acreditar!! O teu trabalho de sonho num restaurante incrível!
Mas assim que chegas, descobres que o Sous Chef acha que a cozinha é uma extensão do seu ego e aproveita a tua chegada para te testar como líder, e transformar a sopa de legumes numa obra de arte molecular estranha. O chef das sobremesas tem uma discussão com o pasteleiro sobre a quantidade de açúcar do creme brulée, provocando uma guerra mais queimada que o próprio doce. E, o aprendiz de cozinha, não larga os olhos do Instagram enquanto as cebolas ardem no tacho.
Como Chef da tua cozinha, o teu papel é evitar que o caos se instale. Precisas de gerir egos inchados, resolver conflitos, manter a motivação em alta, ao mesmo tempo que a reencarnação do Gordon Ramsay sentada na mesa 3 exige um serviço de 5 estrelas…
Ser líder é um papel desafiante e multifacetado que envolve muito mais do que dar à equipa as melhores facas e panelas.
Sabes quais são os 6 maiores desafios que tens de enfrentar na gestão da tua Equipa?
1. Conflitos
Prepara-te para teres conflitos dentro da tua equipa. Pois… nada mais verdadeiro. São normais e podem surgir com as diferenças de objetivos, valores ou estilos de comunicação.
Aprende a identificar a melhor abordagem a cada tipo de conflito e usa-o para os resolver de forma construtiva.
2. Desmotivação
A desmotivação da tua equipa pode ser uma das tuas maiores dores.
Para combater a desmotivação, deves compreender em primeiro lugar as razões do teu colaborador. Fala abertamente com ele para entender as causas e esforça-te por ajudá-lo a superar esses desafios. Mas esforça-te mesmo.
3. Falta de Respeito
Ambientes de trabalho tóxicos? A falta de respeito mina a moral da tua equipa.
Surpreende-te: mais uma vez, a comunicação é meio caminho andado para resolver o assunto: reduz mal-entendidos e conflitos, aumenta a transparência e a confiança e melhora a colaboração e a coesão da equipa.
4. Problemas de Performance
Talvez o maior desafio de todos.
Aqui, deves garantir que consegues reconhecer os esforços da tua equipa de acordo com a expectativa criada e que os consegues recompensar adequadamente. E nem sempre estamos a falar em dinheiro. Puxa pela tua criatividade!
5. Burnout e Gestão de Stress
O burnout é um problema crítico nos ambientes de trabalho atuais.
Seja por exaustão emocional, pelo sentimento de ser tratado como objeto ou pelo sentimento de incompetência, aqui não podes falhar. Tens de promover um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, oferecer suporte emocional e criar um ambiente de trabalho positivo.
6. Liderança Transformacional
Confesso, este é o meu estilo de liderança favorito, mas exige muita dedicação da tua parte. Implica seres um exemplo, conseguires inspirar e motivar a tua malta, seres inovador e conseguir apoiar e reconhecer cada membro da tua equipa.
Ao seres um líder transformacional consegues criar uma cultura de confiança, de respeito e de motivação.
Ninguém disse que a gestão de pessoas era uma tarefa fácil.