Por Luis Marinho
Algumas abordagens de formação e treino ao tema da liderança, focam-se em exemplos de notáveis figuras. Na Excelformação, tratamos a liderança de forma diferente.
Preferimos a liderança autêntica, baseada na história de cada pessoa. Não é preciso ser igual a ninguém, até porque cada um de nós é o original e não existe cópia tão perfeita.
Podemos aprender com outras histórias? Claro que sim! Mas o essencial é que cada líder transforme a sua própria história, numa metáfora de uso útil para os seus liderados.
A liderança autêntica é um elemento fundamental para a motivação e para o desempenho eficaz de uma equipa.
Quando a liderança consegue inspirar uma equipa de trabalho, cria o ambiente perfeito para o crescimento, inovação e realizações extraordinárias.
Recomendamos que a liderança autêntica fundamente a sua existência nos seguintes 5 pilares:
1 – Definição do ADN da equipa
A liderança autêntica define com a sua equipa quais os fundamentos da sua atuação. O líder pode e deve construir esse propósito com quem lidera. A liderança autêntica não se fundamenta nem na omnipresença, nem na omnissapiência do líder. Isso permite que a equipa compreenda o propósito do seu trabalho e como ele encaixa no seu ADN. Quando todos compartilham um objetivo comum, tornam-se mais motivados para alcançá-lo.
2 – Exemplo
Líderes autênticos são modelos de comportamento. Demonstram ética, respeito, integridade, consistência, justiça e paixão por aquilo que fazem. A liderança autêntica dá o “corpo às balas” e não deixa a sua equipa exposta às vulnerabilidades. São estes exemplos que influenciam a equipa e encoraja a adoção desses valores.
3 – Comunicação eficaz e ambiente de confiança
Líderes autênticos comunicam de forma clara e aberta, ouvem atentamente e demonstram empatia. Isso fortalece o relacionamento com os membros da equipa e ajuda na antecipação e resolução de conflitos. Líderes autênticos constroem e mantêm um ambiente de confiança, onde os membros da equipa se sentem seguros para expressar as suas ideias e preocupações.
4 – Desenvolvimento, treino e execução
A liderança autêntica foca-se no desenvolvimento da sua equipa, dando-lhe autonomia para procurarem soluções e tomarem decisões. Encorajar a inovação e a disposição para assumir riscos calculados é absolutamente decisivo.
5- Reconhecimento e valorização
O elogio é muito mais que a “palmadinha nas costas”. É dizer o que foi bem feito, pois é essencial que esse comportamento seja repetido. Líderes autênticos não hesitam em elogiar e valorizar as contribuições da sua equipa. Isso motiva e cria uma cultura de excelência.
Podes aprender com a liderança de Churchill? Claro que sim! Mas não queiras ser igual, até porque consta que a vida que levava, não era muito saudável.