Capitã Wendy Rexon e a sua filha, a copiloto Kelly Rexon aos comandos de um avião da Delta Airlines, sendo que o pai de Kelly e marido de Wendy  também é piloto da American Airlines.

Uma imagem, captada por um passageiro, que pediu para visitar o cockpit e que se tornou viral no Twitter.

Na verdade, a aviação tem raízes ainda mais profundas nesta família. O pai de Wendy, avô de Kelly, é um piloto reformado e também a outra filha de Wendy, Kate Rexon, é piloto.

Na entrevista, a jovem Kelly, afirmou que não foi difícil enveredar por esta profissão, tal foi a inspiração, sobretudo materna, por ter sido a primeira mulher na família a pilotar.

Mas, porque razão é isto relevante para a Excelformação?

É relevante em 3 grandes aspectos, paixão, arrojo e ambiente:

Paixão: Seguramente que naquela família, existe paixão pela aviação. Nós temos paixão pela formação e é muito importante que todas as pessoas, amem o que fazem. Só assim vale a pena.

Arrojo: Todos somos capazes de tudo. Só porque nunca alguém conseguiu, vamos dizer e pensar que também não conseguimos? Nem pensar nisso. Somos capazes.

Ambiente: Um determinado contexto/ambiente facilita a progressão. É muito mais fácil nascer um piloto nesta família, do que em outra que nada tenha que ver com a aviação. Há maior probabilidade, pelo contexto, pelo ambiente e pelos exemplos. Isto é muito relevante para as organizações em geral, dado que fomentar uma determinada cultura, uma certa forma de pensar, de actuar e fazer as coisas, determina naturalmente os comportamentos dos outros. Estimular um determinado ambiente organizacional é um puro exercício de liderança. Uma verdadeira maratona, em algumas partes muito bem pensada e planeada, noutras, com rasgos de improviso. É fundamental criar e alimentar esse ambiente, até que todas as pessoas da organização o sintam como seu.

Se está a ler este texto e é líder de uma organização (ou equipa), reflicta um pouco até que ponto estes 3 aspectos estão implementados na sua organização/equipa.

Se está a ler este texto e não tem missões de liderança na sua organização, então assuma a liderança pelo menos de si próprio. Defina objectivos e aprenda sobre o seu trabalho, a busca da aprendizagem alimenta a paixão. Seja arrojado e faça coisas que normalmente estão na sua zona de desconforto, vai faze-lo crescer. Ajude o ambiente organizacional. Pode não ter capacidade de mudar o mundo, mas terá certamente de mudar o espaço que o rodeia.

Força e bom trabalho.

Abrir chat
Olá,
no que podemos ajudar?