A tendência já lá estava, o COVID tratou do resto.
O barómetro E-commerce da Marktest indica que 4,8 milhões de portugueses já compram produtos através de plataformas digitais e 42% já o faz pelo menos uma vez por mês. O universo de portugueses que faz compras online não para de crescer e atingiu já a fasquia de 56,8% da população com mais de 15 anos residente em Portugal Continental.
O preço dos produtos continua a ser o factor mais importante para os consumidores escolherem as lojas online onde fazem as suas compras. O estudo, cuja primeira vaga contou com entrevistas a 2.262 indivíduos, realizadas entre março e maio de 2021, revela que ter preços mais baixos foi o fator indicado por 58,4% dos inquiridos como decisivo para a escolha das lojas online.
Outros factores relevantes são a disponibilidade do artigo (33,2%), conhecer a marca (31,7%), os métodos de pagamento utilizados (30,3%) ou os bons testemunhos/avaliações dos outros utilizadores (30%).
Este barómetro comprova que o número de portugueses que compram produtos online mais do que duplicou o total de 2010. Do total de portugueses que, hoje, assumem fazer compras online, são já 12,1% os que admitem efetuar compras online, pelo menos, uma vez por semana.
A Excelformação tem ao longo do tempo, participado em programas de omnicanalidade com dezenas de clientes. O cliente compra de forma integrada, muitas vezes está fisicamente na loja e a consultar o site dessa mesma loja. A experiência de compra, online e offline, tem que ser coerente em todos os factores de decisão do cliente.
Para quem pensa que o futuro chegou, é melhor olhar pelo retrovisor, pois esse já lá vai atrás.