Basta fazer uma rápida pesquisa, desde a seleção nacional, passando pelo Manchester United, Real Madrid até à Juventus. Em quase todas as fotos de grupo, CR7 coloca-se em bicos de pés…e nunca o vemos agachado.
Estudos com mais de 10 anos da Universidade do Texas, concluem que as pessoas tendem a preferir líderes mais altos e mais fortes. O comportamento terá sido herdado dos tempos da cavernas, quando as características físicas eram fundamentais para um líder.
Segundo o Professor Murray, do Departamento de Ciências Políticas da Universidade do Texas, 99% da existência humana deu-se num contexto de sociedades caçadoras-coletoras. O cérebro do homem moderno tem uma concepção de liderança similar à dos hominídeos que viviam num ambiente evolutivo. Naquela época, as pessoas moravam em tribos, onde o conflito era comum e o poder muitas vezes era centralizado num líder que, devido ao ambiente violento, tinha que possuir qualidades que incluíam força e habilidade para lutar, características fortemente ligadas à altura e constituição física.
Lembrando que a primeira impressão é, geralmente a que fica, o especialista diz que os traços físicos ainda são uma forte componente do julgamento humano. Pessoas com uma estatura substancial tendem a ser mais temidas e respeitadas pelos seus oponentes. De maneira similar, indivíduos com essa característica física são percebidos como capazes e competentes.
Os pesquisadores da Universidade do Texas investigaram o índice de altura presidencial dos Estados Unidos. Esse índice reflete um fenómeno americano observado entre 1789 e 2008. Nos dois partidos do sistema americano (Republicanos e Democratas), os mais altos obtiveram a maior parte do voto popular em 67% das eleições, e ganharam 58% das disputas. Outros estudos, diz Murray, já mostraram que os candidatos escolhidos pelos partidos são, geralmente, mais altos que o cidadão comum nos Estados Unidos.
CR7, de forma consciente ou inconsciente, quer aparecer nas fotos como o mais alto. É portanto uma reação que poderá estar relacionada com a “marca CR7”, ou apenas com um alto sentido competitivo. O mais alto, o mais rápido, o melhor. De qualquer modo, a explicação terá sempre uma justificação antropológica.
Também por isso, nas infinitas simulações de venda e negociação em contexto formativo, a Excelformação recomenda sempre que ambas as partes estejam niveladas. Um interlocutor em pé e outro sentado num momento de negociação, é meio caminho andado para que o sentado fique mesmo sentado, a ver a vitória do outro.