Por Catarina Marinho

Head of Operations Too Good To Go

Como resolver problemas? – 5 porquês

Existe forma de solucionar problemas com um processo simples e eficaz? A resposta é sim!

Muitas vezes estamos à procura de solucionar algo que na verdade está a ser causado por outras razões e são essas razões que precisam da nossa atenção e cuidado para que não continuem a ser o alimento que cria complexidade e distúrbio ao nosso trabalho.

Ações imediatas, resolvem o curto prazo, mas não solucionam as questões estruturais. É necessário seguir um fluxo de ação corretiva que define a causa/raiz e que cria um plano de ação e análise da eficácia.

Existem vários métodos mas um dos mais famosos e simples foi desenvolvido pela Toyota, e pode ser utilizado por qualquer empresa, é o método dos 5 porquês. Um processo de análise de causa/raiz que consiste em perguntar, diante de cada fato, porque razão aconteceu.

A metodologia foi inicialmente usada na gestão da qualidade e área fabril, mas alargou a sua popularidade a todos os setores de atividade.

5 porquês: exemplo

Suponhamos o seguinte problema: produtos entregues sistematicamente com atraso, o que gerou uma reclamação do cliente. Nesse caso, pela ISO 9001, é necessário abrir uma ação corretiva.

Para mapear a causa/raiz, aplica-se a metodologia dos 5 porquês:

  1. Porque razão os produtos têm sido entregues com atraso? Porque foram libertados na origem com atraso.
  2. Porque razão os produtos foram libertados com atraso? Porque o prazo de produção foi além do previsto.
  3. Porque razão atrasou o prazo de produção? Porque os materiais para a confecção não estavam disponíveis.
  4. Porque razão os materiais não estavam disponíveis? Porque não foram solicitados a tempo ao fornecedor.
  5. Porque razão não foram solicitados a tempo ao fornecedor? Porque o controle de stock não acompanhou o aumento da procura.

Após a aplicação da técnica dos 5 porquês, detectou-se a falha principal: a gestão ineficiente do controlo de stock.

Assim, o que parecia ser um problema de terceiros, relacionado à entrega e fornecedor, acabou por se detetar uma falha interna.

O atraso, portanto, é apenas um sintoma de um problema maior, que agora pode ser devidamente solucionado.

Como aplicar os cinco porquês na empresa?

1. Reunir a equipa

Tudo começa nas pessoas. O objetivo é juntar as pessoas mais diversas, criticas e com pensamento estratégico para se conseguir ter o momento mais plural e que irá trazer a forma mais efetiva e optimizada de aplicar esta técnica.

2. Descrever o problema

Com todos os intervenientes reunidos, tem de se colocar em cima da mesa a descrição, o mais detalhada possível, de qual é o problema que está a ser escrutinado. Não esquecer que é preciso ser detalhado mas conciso e abordar os temas que verdadeiramente fazem a diferença

3. Começar os porquês

Agora entram os porquês, que devem ser respondidos em formato de brainstorming.

É essencial que cada membro da equipa possa falar livremente até que a equipa defina, de forma coletiva, se a possibilidade é válida ou não.

4. Planeamento e Implementação

Responderam aos 5 porquês? Conseguimos encontrar a raiz do problema? Vamos avançar para as soluções!

Este é o momento que é possível que seja necessário envolver mais pessoas de outros grupos de trabalho, que tenham impacto direto com a resolução do problema, e que seja um processo mais demorado para se aplicar a solução que trará a melhor performance para o que se quer.

5. Monitorização

Se as medidas levaram de fato à eliminação do problema, as chances de que isso tenha acontecido pelo sucesso dos 5 porquês é alta! Pelo contrário, caso isso não aconteceu, é tempo de pensar se as medidas foram bem implementadas ou se o método chegou à causa correta.

O que fazer para ter sucesso com esta técnica!

1. Procurar um facilitador experiente

5 porquês parece simples, mas não é. É fundamental que seja facilitado por um profissional com experiência na análise da causa/raiz.

2. Fazer sempre em grupo

Um colaborador sozinho, mesmo que seja um bom gestor, terá dificuldades em fazer uma boa análise. A cadeia de causas pode envolver processos e setores diversificados. Fazer este processo em grupo é vital para assegurar a necessária qualidade.

3. Usar evidências de apoio

Procurar apoiar as respostas com evidências, tais como dados, fatos, documentos e observações. Quanto mais verificáveis, mais detalhada será a análise. Nunca pode ser baseado em crenças ou suposições.

4. Perceber quando parar de perguntar porquê

O momento de parar de perguntar é quando não se consegue localizar mais causas. Isso, por norma, acontece no quinto porquê. Mas essa não é uma regra infalível. Eventualmente, pode ser mais do que cinco vezes, mas também pode acontecer que seja antes da quinta pergunta. Portanto, quando o problema não tem mais derivação, é altura de parar!

5. Documentar

Formalizar o trabalho realizado nos 5 porquês de forma clara e concisa. Comunicar às partes interessadas, explicando como foi realizado e que ações podem ser tomadas para eliminar e prevenir o problema de futuro.

Qual a vantagem?

Esta é uma solução rápida, que pode ser aplicada em qualquer ocasião e por qualquer tipo de equipa.

É rápida, mas não deve abdicar da necessária ponderação, nem substituir uma análise de qualidade mais detalhada e técnica.

Vamos começar a resolver os problemas de raiz?

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