Não faz sentido colher sem semear, nem procurar colher acima do que semeamos. Também não parece grande ideia, colher em sementeira alheia ou então pedir emprestado.
É consensual que Portugal tem distribuído mais do que cria e por isso assistimos a um constante incremento da dívida pública. O caminho tem que ser a criação de riqueza e só depois pensar na sua distribuição.
A criação de valor consegue-se pela inovação, pela optimização de processos, pela transformação digital, pela alocação de recursos mas também pela capacidade de vender, seja cá dentro, seja lá fora.
De que serve ter um novo produto, se não o conseguirmos vender?
De que serve ter novos processos e digitalização, se não usarmos esse tempo para encontrar um novo cliente, ou trabalhar melhor um actual?
De que serve alocar recursos, se não estiverem todos focados no cliente?
Portugal somos nós. Cada um de nós tem um papel a desempenhar. A Excelformação continuará a sua missão de ajudar os seus clientes a alavancar e desenvolver as suas equipas comerciais, sempre com foco no cliente e em lhe acrescentar valor.
Boa sementeira (e posterior colheita) neste novo ano de 2022